WebQuest é uma metodologia de
ensino-aprendizagem extremamente simples que usa os recursos educacionais
da Web, com fundamento em
aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, ou
seja, é um recurso educacional usando a Internet como principal fonte de
pesquisa. Foi proposto pelo professor Bernie Dodge da San Diego State
University, nos Estados Unidos, em 1995, que propõe um método investigativo
para o uso da Internet na educação dedicado a professores, utilizando os
recursos da informática.
As WebQuests podem ajudar educadores a alcançarem, entre outros,
os seguintes objetivos:
1- Modernizar
modos de fazer educação
As WQ's
fornecem direções bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da
Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma
educação sintonizada com nosso tempo.
2- Garantir
acesso a informações autênticas e atualizadas
Conteúdos
publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem
saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem
parte do dia-a-dia das pessoas. Vale observar que a característica de
autenticidade lembra um traço da Pedagogia Freinet que desaconselha o uso de
livros didáticos, uma vez que estes são elaborados exclusivamente para fins
escolares. Manuais didáticos estão, geralmente, muito distantes das publicações
científicas. Além disso, na vida, as informações não são tratadas para
(supostamente) facilitar aprendizagens. Se quisermos que nossos alunos usem
fontes autênticas, é preciso colocá-los em contato com elas desde o início.
3- Promover
aprendizagem cooperativa
As WQ's estão
fundadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros, não
individualisticamente. Aprendizagens mais significativas são resultados de atos
de cooperação.
4- Desenvolver
habilidades cognitivas
O modo de
organizar Tarefa e Processo numa WebQuest pode
oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do
conhecer que favorecem o aprender a aprender.
5- Transformar
ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las)
Na educação
tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir
"matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar,
entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma
necessidade, problema ou meta significativa.
6- Incentivar
criatividade
Se bem concebida,
a Tarefa planejada para uma WebQuest engaja
os alunos em investigações que favorecem criatividade.
7- Favorecer o
trabalho de autoria dos professores
WebQuests devem ser produtos de
professores, não de especialistas ou técnicos. Essa marca da abordagem
metodológica criada por Bernie Dodge tem como meta oferecer oportunidades
concretas para que os professores se vejam e atuem como autores de sua obra.
8- Favorecer o
compartilhar de saberes pedagógicos
Concebidas
como publicações típicas do espaço Web (abertas,
de acesso livre, gratuitas etc.), as WebQuests são
uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário