terça-feira, 23 de setembro de 2014

LOUSA DIGITAL INTERATIVA

Introdução

A evolução da tecnologia ocorre de acordo com a crescente velocidade e a atualização das informações. No Brasil, a digitalização da informação se iniciou por volta de 1994.

A tecnologia foi invadindo as escolas aos poucos, o uso dos computadores, do projetor multimídia, da internet e de tablets já foi incorporado ao ensino, e o mais novo instrumento tecnológico com esse mesmo propósito é a lousa digital, ou quadro interativo, que possui todos os recursos que um computador oferece, mas tem a vantagem de possibilitar a interação entre os alunos e o professor e também de promover um maior interesse e curiosidade por parte dos estudantes, uma vez que eles se sentem instigados com tudo que é novo e está relacionado à tecnologia.

Essa lousa é uma espécie de tela que possui a função touch screen, ou seja, é sensível ao toque. Quando conectada a um computador e um projetor de imagens, essa tela passa a ser interativa, podendo ser comparada, por exemplo, a um tablet, só que em uma dimensão muito maior. 

A lousa interativa custa, em média, de R$ 4.000,00 a R$ 6.000,00, sendo que existem diversos modelos (a maioria tem mais de 70 polegadas), mas em todos eles, tanto o aluno como o professor pode interagir com essa tecnologia utilizando o próprio dedo ou então uma caneta especial que acompanha a lousa. 

Há vários fabricantes, tanto nacionais quanto estrangeiros. Há ainda modelos como o Projetor Proinfo desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e Pernambuco e distribuído pelo Ministério da Educação. Uma outra categoria são as lousas de baixo custo produzidas a partir de outros equipamentos, como controles de Nintendo Wii, como o desenvolvido por Johnny Chung Lee da Carnegie Mellon University.

As lousas incluem algum software para sua operação. Tais softwares tem versões para diversos sistemas operacionais, como Windows, Linux e Mac OSX, e são em geral proprietários, embora alguns fabricantes disponibilizem versões de avaliação que podem ser instaladas em computadores sem necessidade do resto do equipamento. Há ainda alternativas com software livre como o Open Sankoré, criado inicialmente pela Universidade de Lausanne e posteriormente os direitos do software foram vendidos e tornados livres pelo governo francês, como parte de um projeto de inclusão digital na educação na África.

Recursos da lousa digital interativa


Fazendo-se uso da lousa digital interativa, o professor pode utilizar funções comuns a um computador, como acessar a internet, escrever, desenhar e editar. Há também a função de gravar tudo o que foi feito no quadro durante a aula para que o professor possa compartilhar com os alunos, via
email, por exemplo, ou até mesmo utilizar esse vídeo em aulas futuras. 

Há uma galeria com opções de imagens, como figuras ilustrativas educacionais e imagens multimídia, para que o professor possa elaborar suas aulas. Ferramentas como canetas coloridas são disponibilizadas para destacar algum trecho importante do conteúdo.

O uso da lousa digital interativa


Não há uma estatística clara sobre qual a quantidade desses equipamentos estão em uso nas escolas, tanto públicas quanto privadas no Brasil, entretanto há diversas iniciativas de governos estaduais e municipais para aquisição das lousas digitais nas escolas públicas. No mundo, segundo a consultoria Futuresource foram vendidos no mundo 1 milhão de lousas e painéis interativos em todo o mundo para escolas e empresas, sendo que o maior número deles foi vendida para a China. A lousa interativa é utilizada em Universidades e Faculdades. Um exemplo disso é o próprio Instituto de Física da USP, que possui um modelo dessa tecnologia.

Em escolas particulares esse recurso tecnológico também é utilizado. No caso de escolas do município de São Paulo, algumas dessas escolas também tiveram implementadas as lousas interativas em suas salas de aula. 

No caso das escolas públicas estaduais, ainda não houve a implementação da tecnologia. O Governo de São Paulo tinha a intenção de promover a instalação de lousas digitais e projetores multimídia em 4,2 mil escolas estaduais. O projeto “Aula Interativa” atenderia 4,3 milhões de estudantes e previa o desenvolvimento de conteúdos digitais e capacitação continuada de docentes. O investimento total chegaria a R$ 1,5 bilhão e seria desembolsado nos próximos dez anos. No entanto, o governo do estado desistiu do projeto, pois seria feito o desenvolvimento de um modelo próprio de tecnologia e conteúdo. Além disso, o projeto não tinha como dar certo, uma vez que era muito caro e de grandes dimensões, já que seria aplicado em todas as escolas estaduais. 

Conclusões


A lousa digital interativa é uma tecnologia que aproxima a linguagem digital interativa e as práticas escolares. O uso da lousa digital como ferramenta de ensino permite que o professor elabore atividades pedagógicas mais envolventes para a aprendizagem e favorece a construção coletiva do
conhecimento. 

Esse recurso permite que os estudantes se sintam mais curiosos e interessados pelas aulas, uma vez que o docente pode complementar o conceito/conteúdo que está sendo apresentado na aula por meio dos convencionais giz e lousa com a utilização da lousa interativa, onde ele pode apresentar vídeos, filmes, músicas, imagens e fotos, notícias, textos, exercícios e até mesmo jogos como forma de agregar o aprendizado dos estudantes, tornando o processo de ensino aprendizagem mais eficiente.

Mas é claro que, como dito no parágrafo anterior, é fundamental que o docente faça uma conciliação entre a forma tradicional de ensino e a forma tecnológica, por meio do uso do quadro digital. Esse quadro serve como meio complementar de ensino, uma vez que esse recurso possui suas limitações,
não podendo ser usado, portanto, como forma principal de ensino.
Uma outra forma interessante de utilizá-la se dá por meio do incentivo à participação e inserção dos discentes a essa tecnologia. Com a orientação do professor, as estudantes podem realizar trabalhos, apresentações e seminários por meio da utilização da lousa digital. Uma outra maneira de promover a
interação dos estudantes com esse recurso é de trabalhar em sala de aula com atividades e exercícios que façam uso dessa tecnologia, tanto pelo docente como pelos próprios alunos. A partir da utilização dessa tecnologia em sala de aula, as aulas tendem a ser tornar mais produtivas e interessantes para os
alunos e também para o docente.

Fonte

http://wiki.stoa.usp.br/images/8/85/Lousa_Digital.pdf



Atividade:

Responda, clicando em "Comentários".


Na sua opinião quais são as vantagens das Lousas Digitais Interativas?




25 comentários:

  1. Muito interessante, é uma nova forma de ensinar e motivar os alunos a participar. São desafios prazeirosos para o mundo de hoje que é super tecnológico. Sem dúvida que os alunos vão ser os grandes colaboradores dos professores, pois a tecnologia é parte do mundo deles, pode ser o professor um grande coadjuvante e facilitador no processo ensino-aprendizagem pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante nos adaptarmos a essa tecnologia para agregar metodologias a nossa prática.

    ResponderExcluir
  3. Essa nova ferramenta inovadora, está mais próxima da realidade dos alunos, possibilitando um maior envolvimento e aprendizado diferenciado, visto que tudo que é novo remete interesse e interesse trás conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Essa ferramenta é muito importante, pois com ela é possível promover uma interação mais interessante com os estudantes.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que existam algumas vantagens no uso da lousa digital em sala de aula, embora seja necessário nos atentarmos para possíveis desvantagens que esse uso também pode acarretar. Como dito no texto acima, a lousa digital é um recurso muito atraente para os alunos, que desperta curiosidade e interesse, aproximando o mundo tecnológico, do qual fazem parte e estão inevitavelmente presentes, do mundo da escola... Mas seu uso não pode se tornar uma regra, e sim apenas uma complementação e um recurso a mais.

    ResponderExcluir
  6. Como foi dito, a lousa digital interativa não pode ser considerada o item principal do ensino. Deve ser pensada como uma ferramenta, não como objetivo principal.

    ResponderExcluir
  7. Não há dúvida que as tendências para o ensino, a educação em geral, serão os aparatos tecnológicos. Contudo, é preciso saber o momento e a melhor forma de introduzir no ambiente escolar as novas tecnologias. A lousa digital pode sim aprimorar o ensino mas não pode substituir o educador.

    ResponderExcluir
  8. A lousa digital interativa é uma ferramenta muito interessante e tem como objetivo possibilitar a interação entre os alunos e o professor, promovendo o interesse e a curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. O uso das novas tecnologias em sala de aula traz a oportunidade de alunos e professor falarem a mesma "língua". Essa ferramenta aproxima a relação em sala de aula, no sentido de aproveitar o que há de melhor em se tratando de possibilidades tecnológicas.

    ResponderExcluir
  10. Ufa, enfim cadastrada. kkkkk. Agora, vou ler com calma sobre o assunto e me inteirar.

    ResponderExcluir
  11. Achei o texto muito interessante além de explicar o que é a lousa digital ele ainda adverte para o modo como esta deve ser utilizada pelos educadores. Uma ferramenta a mais para ajudar os profissionais da educacão.

    ResponderExcluir
  12. Eu também estou aqui!!!!
    O uso das novas tecnologia como a lousa digital interativa é uma tecnologia que aproxima a linguagem digital interativas e as práticas escolares.É um grande avanço para a educação! Esta tecnologia promove mais conhecimentos e desenvolve a interação entre os envolvidos.

    ResponderExcluir
  13. A lousa digital interativa é mais uma ferramenta em favor da educação, que deve ser apropriada e usada, mas, sem que se esqueça que é apenas mais uma dentre varias outras tecnologias a serviço do educador e do educando.

    ResponderExcluir
  14. A lousa digital possibilita uma série de recursos para o professor. Muito interessante, é uma nova forma de ensinar e motivar os alunos a participar. São desafios prazerosos. Sem dúvida que os alunos vão ser os grandes colaboradores dos professores. pois a tecnologia é parte do mundo deles, pode ser o professor um grande coadjuvante e facilitador no processo ensino-aprendizagem pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  15. Temos que nos inteirar sobre as novas tecnologias e usá-las a nosso favor!!! Os alunos estão cada vez mais tecnológicos e nós temos que acompanhá-los.

    ResponderExcluir
  16. Com o uso de lousa digital, acredito que as aulas ficam mais interativas, fazendo do ensino e aprendizagem prazerosa. Além de competir e integrar recursos tecnológicos nas salas de aula, os quais acredito, que os alunos no geral, em um futuro bem próximo, terão em suas casas.

    ResponderExcluir
  17. Achei a novidade da lousa interativa muito interessante, uma vez que eu não a conhecia. É um ótimo recurso para os alunos de hoje que tem tanto acesso as novas tecnologias. Possibilita maior interação entre o professor e aluno gerando um aprendizado diferenciado e de qualidade.

    ResponderExcluir
  18. Adoro trabalhar com a lousa digital! As aulas se tornam mais interativas e as crianças amam.
    Pena que se trata de uma tecnologia ainda cara, o que dificulta a adesão da maioria das escola.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. finalmente consegui, enfim, achei a ferramenta da lousa digital muito interessante e se bem utilizado pode vir a ser uma excelente estratégia para melhorar o ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  21. A lousa digital é um excelente recurso para inserir de forma eficaz a tecnologia educacional nas escolas,

    ResponderExcluir
  22. A lousa digital aumenta qualitativamente as possiblidades do ensino-aprendizado , motivando os alunos e incentivando os professores a realizarem aulas muito mais prazerosas.
    Lembrando que o meu nome é Sandra e o meu Blog esta com este nome "Construir Uniformes" até hoje não entendo , mas enfim , Boa Noite.

    ResponderExcluir