terça-feira, 30 de setembro de 2014

ATIVIDADE PRÁTICA



Navegar nesta WebQuest e fazer a tarefa a seguir:


Tarefa
Copie  tabela em seu computador, complete-a e faça uma postagem no nosso Blog


Item a ser avaliado
Detetive 4 Rodas
A Introdução é direta, instigante, motivante? Os autores utilizaram uma linguagem clara e compreensível? O texto é dirigido ao seu público-alvo?
Explique


A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest?
 A Tarefa é envolvente, interessante de se fazer?


No Processo os autores foram claros, objetivos? Foi explicado passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa? Os autores indicaram as fontes de informação necessárias para que a tarefa fosse cumprida? As fontes de informações são suficientespara que a tarefa possa ser cumprida?O processo gera subsídios para realização da tarefa?  


A avaliação mostra exatamente como o aluno será avaliado?


A Conclusão apresenta um resumo das aprendizagens?
Promove a reflexão sobre o que foi visto e incentiva a continuidade do trabalho?
A conclusão resume, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos?
Aponta caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema?




Faça uma postagem

9 comentários:

  1. Item a ser avaliado Detetive 4 Rodas
    A Introdução é direta, instigante, motivante? Os autores utilizaram uma linguagem clara e compreensível? O texto é dirigido ao seu público-alvo?
    Explique:
    Podemos perceber que é uma introdução que chama a atenção do leitor, com uma linguagem clara e atingem os seus leitores fazendo com que todos repensem sobre suas atitudes diárias no trânsito do Brasil e evitar o aumento dos acidentes.

    A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest?
    A Tarefa é envolvente, interessante de se fazer?
    Sim, espera que as pessoas fazem uma campanha publicitária e repensem sobre suas atitudes e mudem para melhorar o trânsito e diminuir os acidentes, sim é interessante porque vai fazer os leitores procurarem saber mais sobre os acidentes e chamar a atenção deles.

    No Processo os autores foram claros, objetivos? Foi explicado passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa? Os autores indicaram as fontes de informação necessárias para que a tarefa fosse cumprida? As fontes de informações são suficientespara que a tarefa possa ser cumprida?O processo gera subsídios para realização da tarefa?
    Sim, foram bem claros, explicando cada etapa como deveria ser, e qual papel cada integrante do grupo irão realizar, foi indicado fontes de informações para os integrantes do grupo se aprofundar mais nas informações, para fazer um trabalho bem completo e cheio de informações para os leitores apoiando em todas as tarefas.

    A avaliação mostra exatamente como o aluno será avaliado?
    Sim, etapa por etapa, explicando a maneira como trabalhou, falando da organização, capricho, criatividade, participação e informando qual nota o grupo poderá tirar.

    A Conclusão apresenta um resumo das aprendizagens?
    Promove a reflexão sobre o que foi visto e incentiva a continuidade do trabalho?
    A conclusão resume, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos?
    Aponta caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema?
    Sim, mostra as causas dos acidentes, como podemos evitar, faz com que os leitores pensem sobre suas atitudes e incentivam a melhora deles no trânsito, podem continuar os estudos com palestras em lugares públicos, para passar para o público incentivando a população a melhoria.

    DUPLA: NATHÁLIA ZAPPALÁ E ANA FLÁVIA MARINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathália, muito boas suas observações. É possível perceber que você realmente passou por todas as etapas da WebQuest "Detetive4rodas".

      Gostaria que a Ana Flávia fizesse a avaliação da WebQuest sozinha, já que ela não estava presente à aula.

      Abraço,

      Regina

      Excluir
    2. Bom dia professora Regina, gostaria de informar que eu Nathália também não estava presente na sua aula, eu e Ana ficamos sabendo que a atividade era em dupla, e um dia da semana fomos para a informática e praticamos a atividades juntas, gostaria de pedir que aceita a atividade em dupla. Obrigada e aguardo retorno, Nathália

      Excluir
  2. Item a ser avaliado Detetive 4 Rodas
    A Introdução é direta, instigante, motivante? Os autores utilizaram uma linguagem clara e compreensível? O texto é dirigido ao seu público-alvo?
    Explique
    É uma introdução clara com informações objetivas como os pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas se comportam no trânsito e como deveriam se comportar. As imagens despertam a atenção e as informações são fáceis de encontrar.


    A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest?
    A Tarefa é envolvente, interessante de se fazer?
    Sim.
    Sim. O aluno poderá usar toda a sua criatividade ao realizar a sua tarefa de maneira dinâmica que interaja o público alvo e que desperte o interesse do das pessoas pelo tema.


    No Processo os autores foram claros, objetivos? Foi explicado passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa? Os autores indicaram as fontes de informação necessárias para que a tarefa fosse cumprida? As fontes de informações são suficientes para que a tarefa possa ser cumprida?O processo gera subsídios para realização da tarefa? Tudo foi explicado de maneira clara e objetiva com tarefas fáceis de serem realizadas. Solicitou-se que fosse feita uma investigação abrangente do tema proposto. O legal é que a cada tarefa solicitada tem um nome bem chamativo.
    A avaliação mostra exatamente como o aluno será avaliado? Ela abraça diversas áreas de uma avaliação Bem minuciosa e ainda foi dada ao aluno a oportunidade de fazer outro trabalho, caso não atinja a média necessária.


    A Conclusão apresenta um resumo das aprendizagens?
    Promove a reflexão sobre o que foi visto e incentiva a continuidade do trabalho?
    A conclusão resume, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos?
    Aponta caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema?
    Conclusão bem sucinta. Pensamos que poderiam trabalhar melhor a reflexão do aluno sobre o tema trabalhado.

    DUPLA: ANGELA MARIA E RENATA SORAIA

    ResponderExcluir
  3. Item a ser avaliado Detetive 4 Rodas
    A Introdução é direta, instigante, motivante? Os autores utilizaram uma linguagem clara e compreensível? O texto é dirigido ao seu público-alvo?Explique Sim.Possui todos os requisitos necessários para que a campanha publicitária seja um sucesso ,e faça com que cada brasileiro repense sua conduta no trãnsito e mude sua atitude de agir.
    A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest? A Tarefa é envolvente, interessante de se fazer? Sim.Com todos os itens solicitados que sejam inseridos na campanha,o cidadão brasileiro irá repensar sua conduta no trãnsito e mudar de atitude
    No Processo os autores foram claros, objetivos? Foi explicado passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa? Os autores indicaram as fontes de informação necessárias para que a tarefa fosse cumprida? As fontes de informações são suficientespara que a tarefa possa ser cumprida?O processo gera subsídios para realização da tarefa? Sim. O processo foi bem detalhado em cada passo,e faz com que o aluno tenha condições para elaborar a campanha publicitária com as informações obtidas na pesquisa de campo e bibliográfica.
    A avaliação mostra exatamente como o aluno será avaliado? Sim, nas pesquisas de campo,participação do grupo e na maneira da apresentação,e ainda dá oportunidade do aluno que não obteve a nota de complementar com um outro trabalho.
    A Conclusão apresenta um resumo das aprendizagens?Promove a reflexão sobre o que foi visto e incentiva a continuidade do trabalho?A conclusão resume, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos?Aponta caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema? Sim,leva a reflexão de não ficarmos parados e agirmos para que esta situação mude.

    Daniela e Sirley

    ResponderExcluir
  4. A Introdução é direta, instigante, motivante? Os autores utilizaram uma linguagem clara e compreensível? O texto é dirigido ao seu público-alvo?
    Explique
    Sim. A introdução é clara e direta. Mas, apesar da existência de imagens ilustrativas, também são estimulante.
    A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest?
    A Tarefa é envolvente, interessante de se fazer? Sim. A tarefa é descrita e bastante interessante.
    No Processo os autores foram claros, objetivos? Foi explicado passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa? Os autores indicaram as fontes de informação necessárias para que a tarefa fosse cumprida? As fontes de informações são suficientes para que a tarefa possa ser cumprida? O processo gera subsídios para realização da tarefa? Os autores foram claros e também objetivos. O processo foi bem elaborado. As ilustrações colocadas como exemplos, contribuem para esclarecer as dúvidas que os alunos venham a ter no decorrer do processo.
    Além disso, há boas fontes informações suficientes.
    A avaliação mostra exatamente como o aluno será avaliado? Não. Minha percepção foi de que a avaliação fala da média, porém, não demonstra em termos numéricos, porém não mostra será o resultado, para que o aluno não tenha ideia da nota que pode tirar em cada um dos casos.
    A Conclusão apresenta um resumo das aprendizagens?
    Promove a reflexão sobre o que foi visto e incentiva a continuidade do trabalho?
    A conclusão resume, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos?
    Aponta caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema? Não. A conclusão é bem breve (resumida). Para melhorar, acredito que estimular mais o aluno a refletir após o trabalho seria interessante.

    ResponderExcluir
  5. Respostas do trio: Leda, Camila e Gisele.

    Detetive 4 Rodas
    A Introdução é direta, instigante, motivante? Os autores utilizaram uma linguagem clara e compreensível? O texto é dirigido ao seu público-alvo? Explique.
    As curiosidades apresentadas na Introdução são muito instigantes. A linguagem é compreensível para as crianças, pois se apresenta de forma clara e bastante objetiva.

    A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest?
    A Tarefa é envolvente, interessante de se fazer? A Tarefa é apresentada de forma direta, ficando claro para os alunos a atividade que deverão desenvolver. É interessante e de fácil execução.
    No Processo os autores foram claros, objetivos? Foi explicado passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa? Os autores indicaram as fontes de informação necessárias para que a tarefa fosse cumprida? As fontes de informações são suficientespara que a tarefa possa ser cumprida?O processo gera subsídios para realização da tarefa? No Processo foi realizada, por parte dos autores, uma divisão de tarefas, pois a atividade proposta será realizada em grupos. Essa estratégia, somada às referências sugerida de pesquisa , geram subsídios suficientes para a realização da proposta.

    A avaliação mostra exatamente como o aluno será avaliado?
    A avaliação permite ao aluno descobrir as características ideais para a sua produção final.

    A Conclusão apresenta um resumo das aprendizagens?
    Promove a reflexão sobre o que foi visto e incentiva a continuidade do trabalho?
    A conclusão resume, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos?
    Aponta caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema?
    A conclusão sugere aos alunos que as atitudes aprendidas com as pesquisas sejam colocadas em prática diariamente. Ela se mostra como uma proposta para que o alunos seja um multiplicador dos conhecimentos obtidos.

    ResponderExcluir