terça-feira, 18 de novembro de 2014

Atividade WebQuest 'Permacultura'



Oi turma, estamos postando nossa pesquisa sobre o tema: Cozinha Sustentável. O assunto é muito interessante e a leitura pode nos ajudar a entender que alimentação saudável é um conceito muito amplo e que ela pode ser alcançada em qualquer ambiente: em casa, na escola em que você trabalha, nas lanchonetes ou restaurantes em que sua família frequenta.



 

Cozinha Sustentável - O QUE É?
 A cozinha sustentável é aquela que se preocupa com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos, a fim de diminuir ao máximo os danos ao meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento regional.

POR QUE É IMPORTANTE?
Os impactos ambientais causados pelo consumo alimentar levaram grandes nomes da culinária a repensar na cadeia alimentar, desde os fornecedores até o modo de preparo das refeições, tudo para  aproveitar ao máximo o nutriente dos alimentos sem agredir o meio ambiente.

Alguns princípios aplicados na culinária sustentável:
·         Produtos Orgânicos: Utilizar ingredientes orgânicos reduz os danos causados por insumos químicos (pesticidas e fertilizantes), que são responsáveis pelos danos agrícolas, ao solo e aos recursos hídricos e ainda prejudicam a saúde humana;

·         Ingredientes Regionais: Além de diminuir as emissões de gases de efeito estufa derivados do transporte, dar preferência aos produtos regionais beneficia os produtores locais, gerando renda e melhorando a qualidade de vida de todos;

·         Espécies Fora do Risco de Extinção: Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitas pessoas ainda consomem produtos derivados de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do Palmito Juçara altamente consumido no Paraná. Evitar a utilização destas espécies, dando preferência aos produtos certificados, reduz as possibilidades de extinção, incentiva a produção legalizada e evita doenças provenientes da exploração ilegal destes recursos;
·         Receitas sem Desperdício: Esta é uma regra indispensável em qualquer cozinha, evitar o desperdício de alimentos reduz os gastos com ingredientes, aproveita melhor o nutriente dos alimentos e ainda reduz a produção de resíduos orgânicos.

Benefícios da gastronomia sustentável para a natureza e a sociedade:
ü  Redução na emissão de gases do efeito estufa;
ü  Conservação da biodiversidade;
ü  Proteção de espécies animais e vegetais em extinção;
ü  Valorização da agricultura e pecuária local;
ü   Redução de resíduos;
ü   Ingestão de alimentos saudáveis e máximo aproveitamento dos ingredientes.

Essas são apenas algumas vantagens da gastronomia sustentável, de forma direta e indireta essa prática tem um importante papel social, econômico, cultural e ecológico. Então antes de escolher o seu menu do dia invista nesta ideia.

CONCLUSÃO: Somos todos responsáveis pelo nosso planeta. Por isso, devemos pensar em como intervimos na saúde da natureza e o quanto nossos atos de sobrevivência são determinantes para o futuro.
Então, que tal começarmos a mudança agora?
Adoramos esse tema e esperamos ter contribuído para a divulgação do tema.

Abraços !!

Saibam mais:
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/10/08/1722-alimentacao-saudavel-e-sustentavel-



Grupo: NFVIIIE – Profª Regina
Ana Flávia, Denise Andrea, Gislene, Janaina, Nathália, Soraia

Nenhum comentário:

Postar um comentário