segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Atividade WebQuest 'Permacultura'

Olá, 

Você  quer cultivar suas hortaliças em casa, mas não tem espaço? Que tal fazer uma horta vertical de garrafas pet, você pode produzir suas hortaliças de forma natural, sem agrotóxicos e ainda por cima ajuda a preservar o meio ambiente, reutilizando as garrafas pet. 

Não sabe como? abaixo ensinamos passo a passo como fazer uma linda horta vertical.

 

Como fazer uma horta orgânica vertical

A HORTA VERTICAL é uma técnica a ser adotada onde há pouco espaço disponível para manutenção de hortas convencionais; permite o cultivo de hortaliças orgânicas em bombonas. para aproveitamento do espaço vertical.
O cultivo de hortaliças em espaço reduzido tem se tornado prática comum em ambientes urbanos.

Aproveitam-se varandas de apartamentos e pequenos quintais para o cultivo orgânico de hortaliças (livres de agrotóxicos e adubos químicos) para o consumo familiar.

Há, também, aqueles que, possuindo um pouco mais de espaço, transformam a atividade em um pequeno negócio.

As técnicas comumente utilizadas possibilitam um cultivo orgânico de hortaliças, dispensando a necessidade de canteiros de terra, embora não dispensando o uso da terra.


É diferente da hidroponia, cujo sistema de plantio depende de adubação química que é incompatível com um sistema orgânico de cultivo.

Para a confecção de canteiros utilizando materiais recicláveis, a escolha vai depender da vontade de cada pessoa, de conformidade com o ambiente em que ela pretende instalar a horta.

Veja abaixo algumas opções de “Hortas em pequenos espaços”:

a)   Plantio em Garrafas Pet

 


São necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta.

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte.



Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.



Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.

Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.

CUIDADOS PARA PREPARAR AS MUDAS DA HORTA VERTICAL


Independentemente do que você for plantar, é importante colocar argila expandida, antes da terra com o composto orgânico, que é para a terra não ficar encharcada e as raízes não apodrecerem. E lembre-se: nada de agrotóxicos!
E então, o que você vai plantar na sua horta vertical? Cebolinha, salsa, alecrim, manjericão, hortelã…

b) Canteiro de tubo de PVC

Essa é uma opção também bastante viável e bonita. Pode-se utilizar restos de cano PVC que se tem em casa daquela última reforma do banheiro ou da cozinha. Os passos e cuidados são os mesmos da horta vertical apresentada aqui em cima.

Agora faça sua escolha e bom trabalho!


Como fazer um aspersor de água com garrafa PET.

Veja no link abaixo uma outra possibilidade de utilização da garrafa PET para ajudar na sua nova horta:

https://www.youtube.com/watch?v=3RhkAPNmBtw



Trabalho realizado por:

Aline Mendes
Andreia Ribeiro
Ângela Cavalcante
Camila Sant'anna
Clarice Pales
Flávia Regina
Gisele Gomes
Leda Ambrósio
Renata Soraia
Rúbia Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário